INDICE

 

 

 

 

 

1

 

INTRODUÇÃO

03

2

 

SEGURANÇA

03

3

 

ACESSO AO SISTEMA

04

 

3.1

- Como fazer o credenciamento

06

 

3.2

- Como alterar os dados do credenciamento

07

 

3.3

- Como alterar a senha de acesso

08

4

 

AMBIENTE DE TRABALHO

10

5

 

COMO CADASTRAR PROPOSTAS

15

 

5.1

- Como anexar arquivo à proposta

19

 

5.2

- Como atualizar ou excluir propostas

20

6

 

COMO PARTICIPAR DA SESSÃO DE PREGÃO

21

 

6.1

- Como declarar intenção de interpor recurso

29

 

6.2

- Como assistir o pregão e interpor recurso a proposta seja desclassificada

31

7

 

COMO INTERPOR RECURSOS

34

8

 

COMO REGISTRAR CONTRA RAZÕES

39

9

 

COMO CONSULTAR OS DOCUMENTOS DO FORNECEDOR

44

10

 

ATAS DO PREGÃO

45

11

 

EXPEDIENTE

49


 

 

Elipse: 1
Caixa de texto: INTRODUÇÃO

 


 

 

O sistema de compras eletrônicas é uma adequação das licitações de bens e serviços promovidas pelos Órgãos da Administração Pública aos avançados recursos da tecnologia de informações com o intuito de tornar esses processos mais eficazes, seguros e transparentes.  Nessa modalidade, a licitação é realizada em sessão pública, por meio de sistema eletrônico, que promove a comunicação entre as partes envolvidas através da Internet.

A partir da implantação do sistema de compras eletrônicas há o aperfeiçoamento do regime de licitações.  A eficácia dessa nova modalidade é possível em função da redução de custos administrativos, do aumento da competitividade, da ampliação das oportunidades de negócios, da economia na aquisição de bens e serviços e da agilidade na efetivação das etapas do processo alcançada com a desburocratização dos procedimentos.  

Somado a estes benefícios, o acesso às licitações realizadas na modalidade Compras Eletrônicas do Governo Estadual está ao alcance de todos. Estão disponíveis informações de acompanhamento e controle de todo o processo licitatório, o que confere às aquisições efetuadas pelos órgãos públicos a transparência necessária.

O sistema de compras eletrônicas pode ser utilizado para aquisição e/ou contratação de bens e serviços comuns cujos padrões de desempenho e qualidade sejam objetivamente definidos num edital, com a adoção de especificações de uso corrente, qualquer que seja o valor estimado da contratação, em conformidade com o que estabelece a Lei Federal nº 10.520, de 17/07/2002.

 


 

 

 


O sistema de compras eletrônicas foi desenvolvido com a mais eficiente arquitetura de aplicação de banco de dados, codificado em linguagem de última geração e com a utilização de modernos recursos tecnológicos de criptografia.  Isso faz com que o sistema seja altamente seguro, com a garantia de manutenção da integridade das informações.

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 


       Acessar o ambiente WEB (Internet) e digitar o endereço  www.pregao.to.gov.br para que seja exibida a seguinte tela, que é a porta de acesso à comunidade em geral para acompanhamento dos pregões e para os usuários do sistema.


 

 


 


       Clicar em ACOMPANHE para passar para a próxima tela.

 

      

Clicar em LOGIN para o sistema abrir a tela de identificação.

 

 


         Informar a sua IDENTIFICAÇÃO e SENHA e clicar em    para ter acesso às opções do sistema que são restritas aos Fornecedores (menu do fornecedor) . 

n       Caso  estes campos não sejam preenchidos, o usuário poderá acessar apenas as opções de consulta que são de uso público.

 

 




 3.1  COMO FAZER O CREDENCIAMENTO

 

 


Visando garantir maior segurança aos dados de identificação do fornecedor, o cadastramento do mesmo no Pregão Eletrônico não será feito pela Internet.  Deve ser efetuado de acordo com as seguintes instruções:

 

Fornecedor:

 

1.      Entregar à Comissão de Licitação da Secretaria da Fazenda do Estado de Tocantins:

n         Ficha Cadastral  corretamente preenchida, e 

n         Documentos exigidos para o(s) tipo(s) de modalidade(s) da(s) qual(is) deseja participar. Estes documentos devem ser originais ou cópias dos originais autenticadas e com firma reconhecida.

 

1.1. O modelo da Ficha Cadastral  e a relação dos documentos exigidos podem ser obtidos por meio das seguintes opções:

n         através de download ou consulta  no site do Pregão Eletrônico, ou

n         entrando em contato com a Comissão de Licitação da Secretaria da Fazenda do Estado de Tocantins, através dos telefones:  (0 xx 63)   218-1238  ou  218-1239.

 

1.2  A entrega da ficha e da documentação poderá ser feita via Sedex ou diretamente na Secretaria, o que garantirá maior comodidade ao fornecedor e agilidade do processo de cadastramento.

 

2.      Ao ter o acesso ao Pregão Eletrônico liberado  pela Comissão de Licitação o fornecedor deverá alterar a senha de acesso inicial do sistema (ver instruções do item  3.3 – Alterando senha de Acesso).


 


 

 

Comissão de Licitação:

 

3.      Receber do fornecedor  toda a documentação exigida no processo de cadastramento,  analisá-la,  cadastrar o fornecedor e liberar, ou não,  seu acesso ao  Pregão Eletrônico:

3.1       Se o cadastro for liberado, será gerada uma senha de acesso  às funções restritas ao perfil de fornecedor no  Pregão Eletrônico.

3.2  A senha de acesso ou o motivo da não liberação do cadastro deverá ser repassado  ao fornecedor através do e-mail informado na Ficha Cadastral ou de forma escrita para o representante do fornecedor, mediante apresentação de procuração.

                                                                                                                                                        


 


                                                                                                         

3.2   COMO ALTERAR OS DADOS DO CREDENCIAMENTO

 

 

Não será permitido ao fornecedor alterar seus dados cadastrais através do site do Pregão Eletrônico. Caso seja necessário efetuar essa operação, devem ser adotados os mesmos procedimentos definidos para cadastramento (item 3.1).


 

 

 

 

 


3.3   COMO ALTERAR A SENHA DE ACESSO

 

       Para alterar senha deve-se acessar o menu do fornecedor e clicar sobre a opção Alteração Senha.  


 

 


Será apresentada a seguinte tela:

 


 


       Preencher os campos de acordo com as instruções a seguir:

           

Campo

O que deve conter

Preenchimento

1.     

identificação

identificação do usuário, utilizada como login no acesso ao sistema.

 

Automático

2.     

nome

nome do usuário, de acordo com o cadastro interno do sistema.

 

Automático

3.     

senha atual

senha utilizada pelo fornecedor, no último acesso ao sistema.

 

Obrigatório

4.     

nova senha

senha que deve substituir a senha atual. Pode ser composta por até 14 dígitos alfanuméricos.

 

Obrigatório

5.     

confirme

nova senha

 

repetição da senha informada no campo anterior.

 

Obrigatório

6.     

dica para

senha

 

informação resumida que possa ajudar o usuário a lembrar da senha que está sendo cadastrada.

Obrigatório

 

       Após o preenchimento dos campos, clicar sobre o botão        para que a nova senha seja cadastrada


Caixa de texto: AMBIENTE DE TRABALHO

 

Elipse: 4
 


      

Após ter sido credenciado, o forneceder deverá acessar o site e, na página inicial, digitar seus dados de identificação para ter acesso à seguinte tela – menu do fornecedor:

 


1  - Pregão – Consulta Licitações

 

Opção

Descrição

1.  Publicadas

relação das licitações na modalidade pregão, que já foram publicadas, mas não estão em fase de acolhimento de propostas.

2.  Em Acolhimento

       de Propostas

relação das licitações que estão em fase de recebimento de propostas.

3.  Com Acolhimento de

       Proposta Encerrado

relação das licitações que já tiveram a fase de acolhimento de propostas encerrada.

4.  Com Propostas Abertas

relação das licitações que tiveram suas propostas abertas pelo pregoeiro e estão aguardando a abertura da sessão do pregão.

5.  Em Disputa

relação das licitações que estão na fase de lances.

7.  Com Disputa Encerrada

relação das licitações que tiveram os lances encerrados e estão em fase de análise pelo pregoeiro

6.  Concluídas

relação das licitações que estão com o processo licitatório concluído.

7.  Todas

relação de todas as licitações de um órgão especificado pelos usuários, já cadastradas no sistema.

 

2  -  Pregão – Fornecedor

 

Opção

Descrição

1.  Cadastro de Propostas

opção que permite a formulação, atualização e encaminhamento das propostas vinculadas a um processo licitatório. Possibilita, também, a inclusão de arquivo anexo à proposta, quando for necessário.

2.  Participar Pregão

opção que disponibiliza todas as informações sobre as propostas efetuadas pelos fornecedores participantes de um pregão e permite a inclusão dos respectivos lances.

3.  Cadastro de Recursos

opção que permite ao fornecedor impetrar recurso e/ou registrar contra-razão sobre alguma decisão tomada pelo pregoeiro durante a sessão do pregão.

4.   Documentos  do

Fornecedor

apresenta a relação dos documentos do fornecedor com a indicação das datas de validade correspondentes.

 

                                                                                                                                  

3  - Usuário - Senha

 

Opção

Descrição

1.  Alteração Senha

acesso à tela onde devem ser informados os dados relativos à alteração da senha do usuário. (ver item 3.3)

 

 

       Selecionar a opção desejada clicando sobre o título correspondente.


ESCLARECIMENTOS  GERAIS  SOBRE  UTILIZAÇÃO DO SISTEMA

 

 

       Mensagens sobre erros efetuados ou procedimentos a serem adotados pelo usuário são apresentadas sobre a barra posicionada na parte inferior da tela.

 

       Na parte superior das telas do PREGÃO ELETRÔNICO é apresentada a seguinte barra com as opções de navegação direta entre as funções do sistema com a identificação do usuário:


 

 

 

 


1.  Pregão t

apresenta as opções de atualização e consulta dos dados dos Pregões que o usuário pode acessar.  Ao selecionar uma opção, a tela correspondente será disponibilizada.

 

2.  Usuário t

apresenta a opção de acesso à tela de atualização de senha do usuário.

 

3.  Logout ou

     Login

Logout – encerra a sessão do sistema que está sendo utilizada pelo usuário e retorna à tela inicial de apresentação do PREGÃO ELETRÔNICO permitindo nova identificação de usuário.

Login – aparece quando não há um usuário específico conectado ao sistema. Apresenta a janela onde são apresentados os campos de identificação do usuário.

 

4.   

apresenta a primeira tela disponibilizada pelo sistema após a identificação do usuário.

 

5.   

disponibiliza a tela do Fale Conosco – onde é possível o envio de mensagens do usuário para a Comissão Permanente de Licitação da Secretaria da Fazenda, relacionadas às críticas e sugestões sobre operacionalização do sistema.

 

6.  Usuário:

exibe a identificação do usuário que está acessando o sistema.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

       Nas opções de atualização de dados serão apresentados os seguintes botões de execução das operações que podem ser efetuadas pelo sistema:


 

 


1.  Limpar

apagar o conteúdo dos campos da tela disponibilizando-a para inclusão dos dados de um novo registro.

 

2.  Ler

apresentar na tela os dados de um registro identificado no(s) campo(s) chave, específicos por tela. Estes campos serão informados pelo sistema através de mensagens.

 

3.  Próximo

acessar os dados de outro registro, seqüencialmente, obedecendo a ordem que estão classificados no sistema.

 

4.  Incluir

incluir no sistema os dados digitados pelo fornecedor sobre um novo registro.

 

5.  Atualizar

alterar o cadastro de um registro com dados atualizados informados pelo fornecedor.

 

6.  Excluir

excluir do sistema o registro que tem seus dados apresentados na tela.

 

 

 

       Dados em azul são links de acesso a outras opções de tela do sistema. Quando o dado é conteúdo de um campo, dará acesso à tela que apresentará as informações detalhadas sobre o campo correspondente.

 



FLUXO DAS ETAPAS DE UMA COMPRA ELETRÔNICA

 

 

Elipse: 5
Caixa de texto: COMO CADASTRAR PROPOSTAS

 


       Acessar o menu do fornecedor e clicar na opção Cadastro de Proposta.  Será disponibilizada a tela a seguir onde constam os dados das licitações de que o próprio fornecedor participou enviando propostas.


 


 



 


       Clicar sobre a opção Incluir nova Proposta apresentada na parte inferior da tela anterior e será exibida a opção a seguir onde deve ser informado o Pregão / Lote para o qual se deseja registrar proposta:


    

 

 

 


       Preencher os campos de acordo com as instruções a seguir:

           

 

Campo

O que deve conter

Preenchimento

1.       

pregão

número do Pregão Eletrônico. Se não for preenchido pelo usuário, quando o lote for selecionado será preenchido automaticamente pelo sistema (ver instrução sobre campo lote). 

 

Obrigatório

2.      Caixa de texto: Buscar

lote

número do Lote. Pode ser digitado diretamente no campo ou pesquisado e selecionado na tela a ser acessada com o uso do botão                       (modelo a seguir).

 

Obrigatório

3.       

proposta

número da Proposta. É definido automaticamente pelo sistema no final da operação de inclusão, obedecendo a ordem seqüencial de cadastramento das propostas de um mesmo lote.

 

Automático

4.       

valor

valor total da proposta para o lote. Corresponde à soma dos valores totais dos itens.

 

Automático

 

 


Para verificar / selecionar Lotes:

 

       Caixa de texto: BuscarAo clicar no botão               , ao lado do campo  Lote  da tela anterior, será apresentada a seguinte opção:

 


 

 


      

Quando um Pregão / Lote é selecionado, será apresentado o seguinte modelo na tela de Propostas.

 

 


     Preencher os campos para cada item da proposta, de acordo com as seguintes instruções:

 

 

Campo

O que deve conter

Preenchimento

1.     

item

número seqüencial correspondente a cada item do lote selecionado na tela anterior.

 

Automático

2.     

produto

código do produto correspondente ao item do lote, definido no cadastramento da licitação.

 

Automático

3.     

quantidade

 

quantidade do item solicitada pelo comprador.

Automático

4.     

marca

 

marca do item disponibilizado pelo fornecedor.

Obrigatório

5.     

valor unitário

 

valor unitário do item (no formato 999.999,99). Observar atentamente a unidade de compra.

 

Obrigatório

6.     

valor total

 

valor total por item. Corresponde ao valor unitário do item multiplicado automaticamente pela quantidade a ser fornecida.

 

Automático

7.     

anexo de

proposta

 

descrição do arquivo a ser anexado à proposta. Só será apresentado se, no cadastramento da  licitação,  for exigido o encaminhamento do anexo. Neste caso, ver instruções do item “5.1 – Como Anexar Arquivo à Proposta”

 

Obrigatório

 

 

       Para acessar informações detalhadas sobre as especificações de um item, clicar no link Detalhes correspondente.

Caixa de texto: Incluir

       Após preenchimento dos campos definidos acima,  clicar em                    para que a operação de inclusão seja efetivada.       

n       Caixa de texto: LimparQuando desejar registrar proposta para outro lote, clicar no botão                       para que os campos sejam disponibilizados para novo cadastramento.

 

 


 


5.1   COMO ANEXAR ARQUIVO À PROPOSTA

 

      

Quando o Edital exigir o encaminhamento de arquivo anexo à proposta, na tela de Inclusão de Proposta será apresentado o campo Anexo de Proposta que deve ser preenchido de acordo com as seguintes instruções:

 



Clicar no ícone        para que seja apresentada a  janela a seguir,  onde deve ser definido qual o arquivo a ser anexado:

 


 


       Selecionar o arquivo adotando os procedimentos indicados nesta janela. Ao clicar no botão

Caixa de texto: Fechar                  retornará à tela anterior e o campo Anexo de Proposta será preenchido automaticamente com a identificação do arquivo selecionado.

 

       Para visualizar o conteúdo do arquivo deve-se clicar sobre o link  Ver Anexo que será apresentado ao lado do campo após o arquivo ter sido anexado.

 

5.2   COMO ATUALIZAR OU EXCLUIR PROPOSTA

 

 

      
Para alterar ou excluir propostas já enviadas, acessar o menu do fornecedor e clicar na opção Cadastro de Proposta.  Será disponibilizada a tela a seguir onde constam os dados das Licitações não concluídas de que o próprio fornecedor participou enviando propostas:

 


 


       Selecionar o registro a ser atualizado clicando sobre o registro correspondente.  Os dados serão exibidos em uma tela com o mesmo modelo da opção de Inclusão de Nova Proposta (item 5).

 

Se Alteração

 

n       Caixa de texto: AtualizarAlterar os dados necessários, entre as opções que não estão bloqueadas, e clicar sobre o botão                      para que as alterações sejam registradas no sistema.

 

 

Se Exclusão

 

n       Caixa de texto: ExcluirClicar sobre o botão                     para que a proposta apresentada na tela seja excluída do sistema.

 



 

Elipse: 6
Caixa de texto: COMO PARTICIPAR DA SESSÃO DO PREGÃO

 


       A sessão do Pregão terá início quando for encerrada a etapa de acolhimento das propostas e após o Pregoeiro ter efetuado as seguintes atividades:

n       Abertura das propostas, no horário estabelecido em edital;

n       Análise da conformidade da proposta com os requisitos definidos no edital. Caso a proposta de algum item não atenda a esses requisitos, ela poderá ser desclassificada.

n       Abertura do lote para lances.

 

A partir desse momento, os fornecedores passarão a ter conhecimento dos valores propostos pelos demais participantes do pregão embora não possam identificar cada fornecedor, uma vez que são representados por código aleatório definido pelo sistema.


 

 

 


       Para verificar se sua proposta foi ou não classificada, o fornecedor deve acessar uma das consultas: “Licitações com Propostas Abertas” ou “Licitações em Disputa”.

 

 

       Para participar da Sessão do Pregão, o fornecedor que tiver sua proposta classificada deverá acessar o menu do fornecedor e clicar na opção Participar Pregão.  Será apresentada a relação dos Pregões que tiveram a participação do fornecedor e que estão em fase de disputa:


 


 

 

 


      

Clicar sobre o registro do Pregão cuja sessão se deseja participar e será apresentada a seguinte tela:       

 

 

 

 

 

 

 


                                                                                                                                                                    

 

Opção

Descrição

1.     

 

Código e descrição do pregão e identificação do comprador, relacionados aos demais dados apresentados na tela.

 

2.     

 

Datas e horários correspondentes ao envio e abertura das propostas e do início da sessão do pregão em referência.

 

3.     

lotes

 

link de acesso à relação de lotes associados ao pregão (tela a seguir).

 

4.     

edital

link de acesso ao Edital que define os requisitos do pregão.

 

 

 

 

 

 

 

 

       Clicar na opção Lotes para verificar os dados de cada lote do pregão através da tela a seguir:

 

 


 

 

 

 

 


Campo

Descrição

1.     

lote

número e descrição do lote.

 

2.     

item

 

código e descrição do primeiro item do lote.

 

3.     

quantidade

 

quantidade solicitada, unidade e capacidade da unidade do item definido no campo anterior.  

 

4.     

situação

descrição da situação que se encontra o lote (ver opções a seguir).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 


       Além de consultar os dados apresentados na tela anterior, o usuário poderá acessar informações adicionais sobre os lotes do pregão em referência e/ou dar continuidade ao processo licitatório, através das seguintes opções:

 

 

 

 


Opção

Descrição

5.    

itens

link de acesso aos dados detalhados sobre os itens que compõem cada lote do pregão.

 

6.    

propostas

 

link de acesso à relação de propostas feitas pelos fornecedores participantes para cada lote do pregão.

 

7.    

participar do pregão

link de acesso à tela onde o fornecedor pode registrar seu(s) lance(s) para o lote em referência.

 

Obs.:  quando a sessão do pregão for encerrada, desaparece a opção Participar do Pregão e aparece a opção  Lances. 

 

 

 

 

       Para dar continuidade ao processo, clicar sobre a opção Participar do Pregão correspondente ao lote para o qual se deseja registrar lance e será apresentada a tela a seguir:

 

 


 

 

 


       Verificar os dados sobre o Pregão através das seguintes opções:

 

Opção

Descrição

1.     

melhor proposta

valor da melhor proposta efetuada para o lote.

 

2.     

vrl 1º lance

valor do primeiro lance.

 

3.     

último lance

valor do melhor lance já efetuado para o lote até o presente momento. Se o melhor lance for do próprio fornecedor, esse valor aparecerá na cor verde e com a observação “vencendo” ao lado.

 

4.     

lances

link de acesso às informações sobre os lances já efetuados pelos fornecedores classificados (modelo da tela a seguir).

 

5.    

propostas

link de acesso à relação de propostas feitas para o lote em referência (modelo da tela a seguir).

 

 

 

 

 

 

Para verificar Lances:

      

Ao clicar na opção Lances da tela anterior, será apresentada a seguinte janela:

 

 

 


Para verificar Propostas:

       Ao clicar na opção Propostas da tela anterior, será apresentada a seguinte janela:



 


 

 

 

 


       Registrar o lance para o lote identificado na tela, de acordo com as instruções a seguir:

           

Campo

O que deve conter

Preenchimento

6.     

valor lance

valor do lance que deseja formular (necessário digitar ponto ou vírgula).  Esse valor deve ser menor que o valor do último lance.

 

Obrigatório

7.     

confirma lance

botão a ser clicado para confirmar o lance informado no campo anterior e registrá-lo no sistema.

 

Obrigatório

 

 

       Enviar e/ou verificar mensagens do chat, geradas pelo sistema ou enviadas entre os fornecedores classificados e o pregoeiro, através dos seguintes campos:

 

Campo

O que deve conter

Preenchimento

8.       

 

área onde são apresentadas as mensagens.

 

Automático

9.      Caixa de texto: OK

mensagem

texto da mensagem a ser transmitida através do chat.      Depois de definido o texto (de no máximo 250 caracteres), clicar sobre o botão               para que a mensagem seja enviada (aparecerá no campo anterior).         

 

Opcional

 

 

 

 

 

       Através da tela anterior e das opções Lances e Propostas, o fornecedor poderá acompanhar e participar da sessão do pregão (lances e mensagens geradas pelo pregoeiro, pelos  fornecedores classificados e/ou pelo sistema). 

 


 

 

 


       Quando for declarado o vencedor, aparecerá o link Intenção de Recurso que dará acesso à tela onde o fornecedor deverá declarar se possui ou não  intenção de impetrar recurso sobre determinado lote (ver instruções do item 6.1 – Declarando Intenção de Impetrar Recurso).

 


 

 


6.1   COMO DECLARAR INTENÇÃO DE IMPETRAR RECURSO

 

 

      

Quando for declarado o vencedor será apresentado na tela de Sessão do Pregão o link Intenção de Recursos,  conforme modelo a seguir:

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


       Clicar sobre o link Intenção de Recursos  para que seja apresentada a janela a seguir onde o fornecedor, caso esteja interessado, poderá declarar a intenção de impetrar recurso contra alguma decisão do pregoeiro.


 

 

 


Campo

O que deve conter

Preenchimento

1.     

Tem Intenção de Entrar com Recurso?

Sim, se tiver intenção ou Não, se não tiver intenção de impetrar recurso sobre o lote / lance em referência.

 

Obrigatório

2.     

Motivo do Recurso

 

descrição do motivo do recurso que se deseja impetrar contra alguma decisão do pregoeiro.

Obrigatório (se Sim no campo anterior)

 

 

Caixa de texto: Confirma

       Após preenchimento do(s) campo(s), clicar sobre o botão                      para que os dados sejam registrados no sistema.

 


 

 


6.2   COMO ASSISTIR O PREGÃO E INTERPOR RECURSO CASO A PROPOSTA SEJA DESCLASSIFICADA

 

      

O fornecedor que tiver sua proposta desclassificada e que desejar assistir a sessão de pregão ou apresentar intenção de interpor recursos deverá acessar o menu do fornecedor e selecionar a opção Participar Pregão.  Em seguida, será apresentada a relação das licitações que ele participou e que estão em fase de disputa.

 


      

Clicar sobre o registro do Pregão cuja sessão se deseja assistir. Será apresentada a seguinte tela:

 


           

 

      

Clicar na opção Lotes para que seja apresentada a tela onde constam os dados de cada lote do pregão:

 

 


       Além de consultar os dados apresentados na tela anterior, o usuário poderá acessar informações adicionais sobre os lotes do pregão em referência através das seguintes opções:

 

Opção

Descrição

1.    

itens

link de acesso aos dados detalhados sobre os itens que compõem cada lote do pregão.

 

2.    

propostas

 

link de acesso à relação de propostas feitas para cada lote do pregão.

 

3.    

assistir pregão

link de acesso à tela onde são apresentados os dados relacionados à sessão do pregão.

 

Obs.:  Quando a sessão do pregão for encerrada, desaparecerá a opção Assistir do Pregão e aparecerá a opção  Lances. 

 

 

 

 

 

 

 

      

Ao clicar na opção Assistir Pregão correspondente a um lote específico, será apresentada a seguinte tela:

 

 

 

 

 


       Através da tela anterior e das opções apresentadas  através dos links  Lances  e  Propostas, o fornecedor desclassificado poderá acompanhar a sessão do pregão (lances e mensagens entre pregoeiro e fornecedores classificados).

 

       Quando for declarado o vencedor, aparecerá para os fornecedores, com proposta classificada ou desclassificadas,  o link Intenção de Recursos.  Este link dará acesso à tela onde o fornecedor deverá declarar se possui ou não  intenção de impetrar recurso sobre determinado lote (ver instruções do item 6.1 – Como declarar Intenção de Impetrar Recurso).

 

 

 

 

 

 

 


 

Elipse: 7
Caixa de texto: COMO INTERPOR RECURSOS

 



Acessar o menu do fornecedor e clicar na opção Cadastro de Recursos. Será apresentada a relação das licitações com disputas encerradas, que possuam intenção de recursos e que tiveram a participação do próprio fornecedor com o envio de proposta (classificada ou não).          


 


    

Clicar sobre o registro do Pregão que se deseja acessar. Será apresentada a seguinte tela:

 

 

 


 

 

 

 

 


]

      

Clicar sobre a opção Lotes para que seja apresentada a tela onde podem ser verificados os dados gerais do pregão e dos respectivos lotes:

 

 

 

 

 

 


       Clicar na opção Recursos correspondente ao lote para o qual se deseja verificar as intenções / recursos cadastrados no sistema. Será apresentada a tela a seguir:

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


       Para incluir um recurso, selecionar o registro de Intenção cadastrado pelo próprio fornecedor clicando sobre o respectivo conteúdo do campo recurso. Será apresentada a seguinte tela:


 

 

 

n       Caso o Recurso esteja com situação de Cadastrado,  na tela  será apresentada a opção de incluir Contra-razão correspondente (ver instruções do item 8 – Como Cadastrar Contra-Razão).

 

     Preencher e verificar os conteúdos dos campos da tela anterior de acordo com as instruções:          

                        .                                                                                                                  

Campo

O que deve conter

Preenchimento

1.    

pregão eletrônico

Número do Pregão Eletrônico ao qual o recurso está relacionado. Preenchido automaticamente pelo sistema quando for selecionado (na tela anterior) o registro a ser atualizado.

 

Automático / Obrigatório

2.    

lote

Número do Lote. Preenchido automaticamente pelo sistema quando for selecionado (na tela anterior) o registro a ser atualizado.

 

Automático / Obrigatório

3.    

recurso

Número do Recurso. Pode ser digitado diretamente no campo ou pesquisado e selecionado na tela a ser acessada com o uso do botão BUSCAR

 

Obrigatório

4.    

situação

Descrição da situação do recurso (ver opções a seguir).

 

Automático

5.    

fornecedor

CGC / CNPJ do fornecedor responsável pelo recurso.

 

Automático

6.    

motivo

Descrição do motivo do recurso, registrada na declaração da intenção de impetrar recurso.

 

Automático

7.    

data

Dia, mês, ano e hora de cadastramento da intenção de recurso.

 

Automático

8.    

descrição

Descrição detalhada do recurso que deve ser feita em documento eletrônico do tipo .DOC ou .PDF.

 

Para inclusão deste documento, clicar sobre o símbolo de disquete para abrir a janelaINCLUSÃO DE ARQUIVO NO TAMINO”. Localizar o documento através do botão PROCURAR, teclar o botão CARREGAR e após mensagem de documento salvo, teclar o botão FECHAR.

 

Obrigatório

9.    

chat

Número do chat do fornecedor para troca de mensagens com o pregoeiro e demais fornecedores participantes do pregão em referência.

 

Automático

 

 

         Caixa de texto: AtualizarApós preenchimento dos campos, clicar em                       para que os dados sejam registrados no sistema.


 


 

 


      

Acessar o menu do fornecedor e clicar na opção Cadastro de Recursos. Será apresentada a relação das licitações com disputa encerrada, que possuam recursos a elas relacionados e que tiveram a participação do próprio fornecedor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


    

Clicar sobre o código ou descrição do Pregão que se deseja acessar. Será apresentada a tela a seguir:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


     Clicar sobre a opção Lotes para que seja apresentada a tela onde podem ser verificados os dados gerais do pregão e dos respectivos lotes. 

 


 

 

 

 

 


       Clicar na opção Recursos correspondente ao lote para o qual se deseja verificar os recursos cadastrados no sistema. Será apresentada a seguinte tela:

 


 

 


      

Selecionar o recurso com situação de cadastrado para o qual se deseja registrar uma contra-razão, clicando sobre o respectivo conteúdo do campo recurso. Será apresentada a tela:

 

 

 

 

 

 


       Nesta tela, o fornecedor tem acesso ao recurso apresentado pelo autor através da opção Ver Recurso, e após analisar os dados apresentados nesta opção, clicar sobre o botão Contra-Razão para acessar a próxima tela:


 

 

 


Preencher e verificar os conteúdos dos campos desta tela de acordo com as instruções:

Campo

O que deve conter

Preenchimento

1.    

pregão eletrônico

Número do Pregão Eletrônico ao qual o recurso e a contra-razão estão relacionados.

 

Automático

2.    

lote

Número do lote ao qual o recurso e a contra-razão estão relacionados.

 

Automático

3.    

recurso

Código e descrição do recurso para o qual será cadastrada a contra-razão.

 

Automático

4.    

contra-razão

Código da contra-razão. Definido automaticamente pelo sistema na seqüência das contra-razões cadastradas para um mesmo recurso.

 

Automático

5.    

fornecedor

CGC / CNPJ do fornecedor responsável pela contra-razão.

 

Automático

6.    

motivo

Descrição do motivo da contra-razão.

 

Obrigatório

7.    

descrição

Descrição detalhada da contra-razão que deve ser feita em documento eletrônico do tipo .DOC ou .PDF.

 

Para inclusão deste documento, clicar sobre o símbolo de disquete para abrir a janela “INCLUSÃO DE ARQUIVO NO TAMINO”. Localizar o documento através do botão PROCURAR, teclar o botão CARREGAR e após mensagem de documento salvo, teclar o botão FECHAR.

Obrigatório

 

 

 

         Após preenchimento dos campos, clicar em INCLUIR para que os dados sejam registrados no sistema, certificando-se de que a mensagem do sistema de CONTRA-RAZÃO INCLUÍDA COM SUCESSO foi retornada. Ao acessar novamente esse registro, será apresentado na tela o número da contra-razão e sua data de cadastramento.

 



 

Elipse: 9
Caixa de texto: DOCUMENTOS DO FORNECEDOR

 

 


       Para o fornecedor verificar a validade da respectiva documentação, deve acessar o menu do fornecedor e clicar na opção Documentos do Fornecedor. Será apresentada a tela a seguir:


 

 

 

 


n     O sinal  4, ao lado de um registro, é link de acesso ao arquivo onde consta a cópia do documento correspondente.

 

 


 

 



                       

Elipse: 10
Caixa de texto: ATAS DO PREGÃO

 


       São geradas pelo sistema, as seguintes atas sobre a sessão de um Pregão Eletrônico:

 

1)       Ata Parcial

Gerada quando a Sessão de um lote do Pregão está com a disputa encerrada.

Acesso: através da consulta Licitações com Disputa Encerrada ou através da opção Cadastro de Recursos.

           

 

 

2)       Ata Completa

Gerada após a homologação do lote pela  Autoridade Competente.

Acesso: através da consulta Licitações Concluídas.

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

            EXPEDIENTE

 

 

     MARCELO DE CARVALHO MIRANDA

Governador do Estado

 

     JOÃO CARLOS DA COSTA

Secretário da Fazenda

 

     ROBERTO MARINHO RIBEIRO

Presidente da Comissão Permanente de Licitação

 

     MARA LÚCIA PINTO RABELLO DE CAMARGO

Assessora de Informática

 

     CONSIST – Consultoria, Sistemas e Representações Ltda.

Tecnologia, Suporte e Consultoria.